Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Medquímica/Lupin tem adotado medidas de prevenção a fim de contribuir para o bem-estar e proteção dos colaboradores e de suas famílias. “Todos os esforços da empresa visam cooperar para reduzir, impedir ou minimizar a disseminação da Covid-19. Nosso valor Respeito e Cuidado está fortemente apoiado na responsabilidade com a saúde de nossos colaboradores, familiares, clientes e usuários dos medicamentos que produzimos”, afirma a diretora de Recursos Humanos e Comunicação, Gislaine Aidar Trindade.
Entre esse conjunto de ações estão o trabalho em home office ou em esquema de plantão para áreas técnicas e administrativas da fábrica de Juiz de Fora, para o escritório de São Paulo e para as equipes de vendas Farma e de demanda Derma, além da utilização de teleconferências para a realização de reuniões e treinamentos com terceiros/parceiros/fornecedores.
Na fábrica em Juiz de Fora (MG), onde a produção se mantém como atividade essencial, muitas outras medidas protetivas foram incorporadas à rotina. “Dobramos a quantidade de veículos que fazem o transporte de colaboradores, reduzindo drasticamente o número de usuários por veículo”, afirma Gislaine ao destacar outras providências como o espaçamento nas áreas coletivas, como restaurante, por exemplo, a medição de temperatura de todos os colaboradores na entrada e saída dos turnos, o plantão permanente de equipe de enfermagem no ambulatório da fábrica , a distribuição de 3.680 máscaras de tecido para colaboradores e familiares, de protetores faciais e de álcool em gel produzido internamente. “Estamos fazendo a descontaminação de todos os ambientes da fábrica por atomização, sendo que no vestiário e restaurante, a sanitização ocorre duas vezes por dia e, em toda a fábrica, semanalmente. Além disso, todos os caminhões que ingressam na fábrica são desinfetados”, acrescenta a diretora.
Comunicação interna orienta os colaboradores
Campanhas internas contínuas de comunicação também fazem parte do conjunto de medidas. “Os esforços empreendidos pela Medquímica precisam da participação ativa dos colaboradores, por isso, temos intensificado as ações de comunicação com nosso público interno, que compreende colaboradores e seus familiares, no sentido de fortalecer o discurso e as práticas adotadas por nós e referendadas pelos órgãos públicos de saúde, como o uso obrigatório de máscaras, a higienização frequente das mãos e o distanciamento social”, afirma Gislaine. Segundo ela, como parte da equipe está em home office, a comunicação ativa é essencial, neste momento, para dar tranquilidade e oferecer suporte necessário ao trabalho. “Os resultados são muito positivos e temos conseguido promover o alinhamento e reforçar o engajamento do time”, observa.
Solidariedade em dobro
Sobre o engajamento, Gislaine Trindade cita a campanha interna realizada em todas as unidades da Lupin, no mundo, para estimular a doação de recursos financeiros destinados a entidades assistenciais, durante a pandemia. “A cada real doado pelos colaboradores, a Medquímica dobrou o valor. Com isso, conseguimos beneficiar um número maior de instituições, atendendo suas necessidades específicas”, explica a diretora. Assim, Educandário Carlos Chagas, Fundação João de Freitas, Lar de Idosos Luiza de Marilac e Associação Feminina de Combate ao Câncer (Ascomcer), entidades indicadas pelos próprios colaboradores, todas localizadas em Juiz de Fora (MG), receberam gêneros alimentícios e produtos de higiene e limpeza resultantes da doação total arrecadada.
Quantidade total doada: