Saúde

22 de maio – Dia do Abraço


Share on FacebookTweet about this on Twitter

Segundo a psicoterapeuta norte-americana Virginia Satir “precisamos de quatro abraços por dia para sobreviver, oito para nos manter e 12 para crescer”.

Mas o que faz do gesto de abraçar algo tão especial e valioso para nós?

Inicialmente, dar e receber abraço gera uma sensação imediata de bem-estar e satisfação, proporcionando felicidade. Mas há muito mais benefícios. Veja o que um abraço pode fazer por você e pela sua saúde.

– Acalmar: estudos mostram que os abraços têm o poder de reduzir os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, além de diminuir o risco de doenças cardíacas.

– Fortalecer: um abraço fortalece o sistema imunológico. A leve pressão no esterno e a descarga emocional ativam o chakra do plexo solar, que por sua vez estimula a glândula timo. É ela que regula e equilibra a produção de glóbulos brancos, contribuindo para a manutenção de altos níveis de imunidade.

– Desestressar: os abraços diminuem os níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse que, em altos níveis, é extremamente prejudicial à saúde.

– Alegrar: dar ou receber um abraço é a forma mais simples de fazer o corpo liberar oxitocina, o hormônio do amor e da felicidade. Ela aumenta os sentimentos de apego, conexão, confiança e intimidade e ajuda a curar a solidão, o isolamento e a raiva.

Sistema de recompensa e proteção
O abraço é processado pelo sistema nervoso como uma recompensa, e por isso tem um impacto importante na mente humana, fazendo com que tenhamos uma sensação de felicidade e alegria. Ele ajuda a cultivar a paciência e a demonstrar apreço, estimula a liberação de dopamina, o hormônio do prazer, e serotonina, o hormônio do bem-estar, associado ao bom humor.

Outro fator importante do abraço está relacionado ao sentimento de proteção e cuidado. Cientistas encontraram evidências de que os abraços ajudam a reduzir nossas preocupações e medos existenciais e a aumentar nossos sentimentos de confiança, autoestima e amor próprio.

Fonte: melhorcomsaude.com.br

Confira outras notícias do Blog


  • Equipe Medquímica Grupo Lupin Notícias Gerais

    Desenvolvendo as lideranças

    Como parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Pessoas, a equipe de gerentes e supervisores/coordenadores da Medquímica/Lupin participou, nos dias 29 e 30 de junho, do treinamento “Liderança Inspiradora...

    Leia mais
  • Equipe Medquímica Notícias Gerais

    Evento Anual de Comunicação marca encerramento de ano fiscal na Medquímica

    Para marcar o encerramento do ano fiscal FY 22 e a abertura do FY 23, a Medquímica realizou um Evento de Comunicação, reunindo todos os colaboradores da unidade de Juiz de Fora dos diversos turnos de trabalho. A ...

    Leia mais