Equipes da Medquímica inovam na formulação e na adaptação de processos internos para produzir álcool em gel destinado aos colaboradores e seus familiares.
Assim que começou a pandemia, a higienização das mãos ganhou destaque entre as ações de combate ao coronavírus. A expressiva procura e a baixa disponibilidade pelo álcool em gel, levaram ao rápido desabastecimento do produto no mercado. “Foi neste contexto que surgiu a ideia de iniciar a produção na empresa. Já tínhamos conhecimento do processo, o que permitiria um rápido desenvolvimento, atendendo os colaboradores que tinham dificuldades em encontrar e adquirir o produto”, explica a gerente de produção de Líquidos da Medquímica, Marcela Ferrugini.
Segundo ela, após a publicação da RDC 350/2020, em 20 de março, que permitiu a produção de álcool em gel por outros segmentos de indústrias, incluindo as farmacêuticas, o projeto ganhou força no trabalho integrado e dedicado da equipe.
Como não era um produto de linha, a área de desenvolvimento farmacotécnico trabalhou em uma formulação de álcool em gel com um componente hidratante para evitar o ressecamento da pele.
Já a Garantia da Qualidade ficou responsável por identificar, entre os itens de estoque, o material de embalagem – frascos e tampas – que poderiam ser utilizados, assim como a elaboração e produção do rótulo, a partir das especificações obrigatórias, definidas pela área de Assuntos Regulatórios. Coube à Segurança do Trabalho a avaliação dos tanques de manipulação para garantir que os processos fossem realizados de maneira segura.
Com tudo sob controle, a equipe da produção de líquidos entrou em ação. “Fizemos a adaptação no ferramental da máquina para rodar com um conjunto de frasco e tampa que não fazem parte da rotina de produção do setor. Houve um grande engajamento e envolvimento de toda a equipe. Todo mundo queria participar do projeto que reforça nosso valor Respeito e Cuidado”, conta Marcela Ferrugini. Toda a produção foi doada para os colaboradores e seus familiares.